Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Efectuar registo  |  Ajuda
Ao redor do mundo, uma conspiração monolítica implacável se opõe a nós. Baseia-se, primeiramente, no encobrimento para expandir sua esfera de influência. É um sistema que tem recrutado vastos recursos materiais e humanos para formar uma poderosa e eficiente máquina, que combina operações militares, diplomáticas, de inteligência, económicas, científicas e políticas. Suas preparações são ocultas do público. Seus erros são enterrados. Não vão para capas de jornais. Seus discordantes são silenciados, não aclamados.”

John F. Kennedy

Artigos

Banca ganha 350 milhões após pedido de resgate

Margarida Vaqueiro Lopes
07/04/11 16:36

Bancos disparam 5% em bolsa e fizeram Lisboa liderar os ganhos na Europa, um dia depois de Portugal pedir ajuda.


O índice de referência nacional, o PSI 20, valorizou 1,18% para 7.909,00 pontos, num dia em que a banca brilhou na praça lisboeta, impulsionada pelo anúncio de que Portugal vai recorrer ao Fundo de Estabilização Europeu.


Lisboa destacou-se mesmo no cenário europeu, num dia em que as principais praças fecharam sem tendência definida, depois de Jean-Claude Trichet ter anunciado que o BCE decidiu subir, pela primeira vez em quase dois anos, a taxa de referência da região, de 1% para 1,25%.

O Ibex madrileno apreciou 0,04%, enquanto o CAC francês perdeu 0,49%, por exemplo.

Por cá, o destaque foi para o sector da banca, que hoje registou ganhos em redor de 5%, com o BPI a liderar e a acelerar 5,12% para 1,31 euros. Já o BES e o BCP ganharam 4,18% e 4,07%, respectivamente. Ambos os bancos estão entre os que mais subiram na Europa, segundo o índice da Bloomberg para o sector.

O Banif acompanhou os ganhos e fechou a avançar 2,1%. Tudo somado e os maiores bancos nacionais ganharam 347 milhões de euros na sessão de hoje, em termos de capitalização bolsista, impulsionados pelo anúncio de que Portugal vai recorrer ao Fundo de Estabilização Europeu. A oficialização do pedido, por parte de Portugal, deverá chegar ainda hoje a Bruxelas.

Este pedido de auxílio por parte do Governo demissionário surgiu perante a incapacidade de o País se continuar a financiar ao preço que os mercados exigem - ontem as taxas de juro sobre obrigações nacionais a 5 anos já tinham superado a 'yield' das OT irlandesas na mesma maturidade.

O pacote da ajuda externa - nos moldes daquele que foi oferecido à Irlanda - pode chegar aos 90 mil milhões de euros, um valor que representa mais de metade do PIB estimado para este ano, escreve o Diário Económico na sua edição de hoje.

A primeira tranche de financiamento ficará entre os 22 e os 25 mil milhões de euros e deverá chegar antes das eleições legislativas marcadas para o próximo dia 5 de Junho.

Num dia em que apenas a Cimpor (-0,2%) e a Jerónimo Martins (-0,79%) fecharam com sinal negativo em Lisboa, destaque também para o desempenho da Galp, que apreciou 1,89%, enquanto o Sonaecom ganhou 3,26%. Já a Portugal Telecom valorizou 0,3%, no dia em que o Diário Económico revela que Zeinal Bava deverá começar a passar grande parte do seu tempo no Brasil, onde vai liderar a reorganização da Oi.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/banca-ganha-340-milhoes-com-pedido-de-resgate_115449.html

0 sdt2010:

Enviar um comentário