07/04/11 16:36
Bancos disparam 5% em bolsa e fizeram Lisboa liderar os ganhos na Europa, um dia depois de Portugal pedir ajuda.
O índice de referência nacional, o PSI 20, valorizou 1,18% para 7.909,00 pontos, num dia em que a banca brilhou na praça lisboeta, impulsionada pelo anúncio de que Portugal vai recorrer ao Fundo de Estabilização Europeu.
Lisboa destacou-se mesmo no cenário europeu, num dia em que as principais praças fecharam sem tendência definida, depois de Jean-Claude Trichet ter anunciado que o BCE decidiu subir, pela primeira vez em quase dois anos, a taxa de referência da região, de 1% para 1,25%.
O Ibex madrileno apreciou 0,04%, enquanto o CAC francês perdeu 0,49%, por exemplo.
Por cá, o destaque foi para o sector da banca, que hoje registou ganhos em redor de 5%, com o BPI a liderar e a acelerar 5,12% para 1,31 euros. Já o BES e o BCP ganharam 4,18% e 4,07%, respectivamente. Ambos os bancos estão entre os que mais subiram na Europa, segundo o índice da Bloomberg para o sector.
O Banif acompanhou os ganhos e fechou a avançar 2,1%. Tudo somado e os maiores bancos nacionais ganharam 347 milhões de euros na sessão de hoje, em termos de capitalização bolsista, impulsionados pelo anúncio de que Portugal vai recorrer ao Fundo de Estabilização Europeu. A oficialização do pedido, por parte de Portugal, deverá chegar ainda hoje a Bruxelas.
Este pedido de auxílio por parte do Governo demissionário surgiu perante a incapacidade de o País se continuar a financiar ao preço que os mercados exigem - ontem as taxas de juro sobre obrigações nacionais a 5 anos já tinham superado a 'yield' das OT irlandesas na mesma maturidade.
O pacote da ajuda externa - nos moldes daquele que foi oferecido à Irlanda - pode chegar aos 90 mil milhões de euros, um valor que representa mais de metade do PIB estimado para este ano, escreve o Diário Económico na sua edição de hoje.
A primeira tranche de financiamento ficará entre os 22 e os 25 mil milhões de euros e deverá chegar antes das eleições legislativas marcadas para o próximo dia 5 de Junho.
Num dia em que apenas a Cimpor (-0,2%) e a Jerónimo Martins (-0,79%) fecharam com sinal negativo em Lisboa, destaque também para o desempenho da Galp, que apreciou 1,89%, enquanto o Sonaecom ganhou 3,26%. Já a Portugal Telecom valorizou 0,3%, no dia em que o Diário Económico revela que Zeinal Bava deverá começar a passar grande parte do seu tempo no Brasil, onde vai liderar a reorganização da Oi.
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/banca-ganha-340-milhoes-com-pedido-de-resgate_115449.html
0 sdt2010:
Enviar um comentário