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Ao redor do mundo, uma conspiração monolítica implacável se opõe a nós. Baseia-se, primeiramente, no encobrimento para expandir sua esfera de influência. É um sistema que tem recrutado vastos recursos materiais e humanos para formar uma poderosa e eficiente máquina, que combina operações militares, diplomáticas, de inteligência, económicas, científicas e políticas. Suas preparações são ocultas do público. Seus erros são enterrados. Não vão para capas de jornais. Seus discordantes são silenciados, não aclamados.”

John F. Kennedy

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PowerPoint: "Quando percebermos isto a guerra está ganha"

Publicado em 05 de Maio de 2010

As forças militares norte-americanas estão reféns do programa da Microsoft. Há quem fale de morte por PowerPoint

O mês passado, em Cabul, mostraram ao general Stanley McChrystal, chefe das forças dos EUA e da OTAN no Afeganistão, um diapositivo PowerPoint que pretendia representar a complexidade da estratégia militar dos EUA. Parecia uma tigela com esparguete.

"Quando percebermos esse diapositivo, a guerra está ganha", observou McChrystal secamente. A sala desatou a rir.

Depois deste episódio o diapositivo andou de mão em mão na internet como exemplo de ferramenta militar fora de controlo. Pela calada, como um rebelde, o PowerPoint insinuou-se no dia-a-dia dos comandantes militares, atingindo o nível de uma quase obsessão. A quantidade de tempo gasto com o PowerPoint - o programa de apresentação de diapositivos da Microsoft que gera tabelas, gráficos e identificadores de enumerações - tornou-o uma anedota constante no Pentágono, mas também no Iraque e no Afeganistão.

"O PowerPoint torna-nos estúpidos", declarou este mês, numa conferência militar realizada na Carolina do Norte, o general Games Matais, do corpo de fuzileiros e comandante das forças conjuntas (que falou sem recorrer ao PowerPoint). O general de brigada H. R. Mimastes, que proibiu as apresentações em PowerPoint quando chefiou a campanha, bem-sucedida, para tomar a cidade e Tal Afar, no Norte do Iraque, em 2005, falou nos mesmos moldes, equiparando o PowerPoint a uma ameaça interna.

"É perigoso porque pode levar-nos a imaginar que compreendemos e dá a ilusão de domínio", disse McMaster numa entrevista telefónica pouco depois. "Nem todos os problemas do mundo se podem resolver com marcas de enumeração."

Na perspectiva de McMaster, o maior defeito do PowerPoint não são imagens como a do esparguete (divulgada pela primeira vez por Richard Engel, da NBC), mas sim as listas rígidas com marcas de enumeração (por exemplo, numa apresentação sobre as causas de um conflito), que não têm em conta a interligação das vertentes política, económica e étnica. "Se isolarmos uma guerra de tudo isso, ela torna-se um mero exercício de tiro ao alvo", diz McMaster.

Os comandantes dizem que por detrás das piadas sobre o PowerPoint estão graves preocupações com a responsabilidade do programa no enfraquecimento do debate e do pensamento crítico e na falta de ponderação de muitas decisões. Além disso, o programa empata os oficiais de patente inferior - conhecidos por PowerPoint Rangers - na preparação quotidiana de diapositivos, sejam para uma reunião do estado-maior general em Washington, sejam para que um comandante de pelotão os apresente num plano de combate preparatório de uma operação num local remoto do Afeganistão.

O ano passado, quando um website militar - o Company Command - perguntou a um comandante de pelotão do Exército no Iraque, o tenente Sam Nuxoll, em que passava a maior parte do tempo, ele respondeu, "a fazer diapositivos em PowerPoint". Quando o website insistiu para obter uma resposta, o tenente garantiu que falava a sério.

"Tenho de fazer um storyboard, apoiado por imagens digitais, diagramas e resumos de texto, sobre praticamente tudo o que acontece", contou Nuxoll ao website. "Para organizar uma acção-chave há um storyboard; para conceder um micro-subsídio, há um storyboard."

Apesar dos relatos deste tipo, a "morte por PowerPoint", expressão utilizada para descrever a sensação de entorpecimento provocada por um briefing com 30 diapositivos, parece ter vindo para ficar. O programa, que foi disponibilizado ao público pela primeira vez em 1987 e foi comprado pela Microsoft pouco depois, está profundamente enraizado na cultura militar, que passou a depender do PowerPoint para conferir ordem hierárquica a um mundo conturbado.

"Há muita resistência ao PowerPoint, mas não me parece que vá ser descartado nos tempos mais próximos", diz o capitão Crispin Burke, oficial de operações do exército em Fort Drum (Nova Iorque), que, com o pseudónimo Starbuck, escreveu um artigo sobre o PowerPoint no website Small Wars Journal em que citava o comentário de Nuxoll.

Durante uma chamada telefónica diurna, disse calcular que todos os dias passava uma hora a fazer diapositivos em PowerPoint. Numa primeira mensagem de correio electrónico, respondendo a um pedido de entrevista, escreveu: "Poderia estar livre hoje à noite, mas tenho de trabalhar até tarde (para mal dos meus pecados, a fazer diapositivos PPT)."

O secretário da Defesa Robert Gates passa em revista diapositivos PowerPoint impressos nas reuniões de comando matinais, embora insista em recebê-los de véspera, de maneira a poder lê-los com antecedência e reduzir o tempo dos briefings.

O general David Petraeus, responsável pela supervisão das guerras no Iraque e no Afeganistão, diz que assistir a briefings com PowerPoint é "pura agonia", apesar de gostar do programa por causa dos mapas e das estatísticas que mostram tendências. Ele próprio já fez umas quantas apresentações apoiadas em PowerPoint.

Em Cabul, McChrystal recebe dois briefings em PowerPoint por dia e mais três durante a semana. Mattis, apesar da sua visão crítica do programa, diz que um terço dos seus briefings são feitos com o PowerPoint.

Richard Holbrooke, representante especial da administração Obama para o Afeganistão e para o Paquistão, recebeu briefings em PowerPoint durante uma deslocação ao Afeganistão no Verão passado em três locais onde esteve - Kandahar, Mazar-i-Sharif e Base Aérea Bagram. Num quarto local, Herat, as forças italianas aí estacionadas não só brindaram Holbrooke com um briefing em PowerPoint como o acompanharam de um arrebatador tema orquestral.

No Outono passado, por ocasião da reapreciação da estratégia para o Afeganistão, realizada na sala de crise da Casa Branca, foram apresentados ao presidente Barack Obama diapositivos em PowerPoint, na sua maioria mapas e gráficos.

Os comandantes militares dizem que os diapositivos veiculam menos informações que as que podem ser incluídas contidas num relatório de cinco páginas e que dispensam o relator de polir a respectiva redacção de maneira a transmitir o seu teor de maneira analítica e convincente. Imagine-se os advogados a apresentarem os seus argumentos perante o Supremo Tribunal em diapositivos em vez de em relatórios jurídicos.

O ensaio de Burke publicado no Small Wars Journal citava também um ataque, muito divulgado, ao PowerPoint publicado na "Armed Forces Journal" o Verão passado, da autoria de Thomas Hammes, coronel dos fuzileiros na reforma, cujo título, "Marcas de enumeração imbecilóides", reforçava as críticas ao carácter vago das marcas de enumeração: "Acelerar a disponibilização de novas armas", por exemplo, não diz de facto quem as deve disponibilizar.

Ninguém pretende dizer que a culpa dos erros cometidos nas guerras em curso é do PowerPoint, mas o facto é que o programa se tornou famoso durante a preparação da invasão do Iraque. Como o livro "Fiasco", de Thomas Ricks (ed. Penguin Press, 2006) conta, o general David McKiernan, que chefiou as forças terrestres aliadas durante a invasão do Iraque em 2003, ficou frustrado por não conseguir que o general Tommy Franks, ao tempo comandante das forças dos EUA estacionadas no golfo Pérsico, desse ordens que indicassem explicitamente como queria que a invasão fosse conduzida e porquê. Em vez disso, o general Franks limitou-se a passar a McKiernan os vagos diapositivos PowerPoint que já mostrara a Donald Rumsfeld, o secretário da Defesa da altura.

Os oficiais superiores dizem que o programa é muito útil sempre que o objectivo seja não dar informações, como é o caso dos briefings destinados a repórteres.

As sessões de comunicação à imprensa são geralmente de 25 minutos, com cinco minutos no fim destinados a perguntas de quem ainda esteja acordado. Esse tipo de apresentações PowerPoint, diz Hammes, são conhecidas como "hipnotização de galinhas".

Exclusivo i
The New York Times

Retirado de ionline.pt

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